Jovens Embaixadores da Juventude UNODC – DF

Jovens participantes do Programa Embaixadores da Juventude (iniciativa do UNODC e da Caixa Seguradora) realizaram, no dia 23 de maio, um encontro com a Embaixada da Paz. Representados pela fundadora Maria Paula Fidalgo e pelo convidado Ike Isaksen, da Fundação Findhorn, foram discutidas diversas pautas tangentes à consolidação da paz entre a população jovem.

A Embaixada tem o objetivo de desenvolver a cultura de paz pelo fortalecimento de vínculos comunitários, garantindo sociedades mais justas, solidárias e pacíficas. A Fundação escocesa Findhorn é uma sociedade conhecida internacionalmente, inspirada nos conceitos de sustentabilidade e economia local, com mais de 400 associados em diversas ecovilas.

O projeto Embaixadores da Juventude capacita jovens entre 18 e 25 anos para atuarem em agendas de paz como multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em espaços sociais e políticos. Durante o encontro, Ike promoveu uma rodada de conversa sobre habilidades cognitivas e interpessoais de resolução de conflitos. Usando a metodologia da “Jornada do Herói" para citar valores necessários ao autodesenvolvimento, deu aos jovens a oportunidade de contar suas trajetórias nas dinâmicas conduzidas.

Segundo Nivio, tal prática aproxima-se da missão do Programa Embaixadores da Juventude e simboliza o mútuo interesse entre as partes em cooperar na construção de lideranças comunitárias e empoderamento jovem. A aproximação é vista como fundamental para a criação de práticas de resolução de conflitos e consolidação da não violência por meio de responsabilidades comunitárias compartilhadas.